22 julho 2009

Poemas de Zé Limeira

O meu nome é Zé Limeira
De Lima, Limão , Limansa
As estradas de São Bento
Bezerro de Vaca Mansa
Vala-me, Nossa Senhora
Ai que eu me lembrei agora:
Tão bombardeando a França

Ninguém faça pontaria
Onde o chumbo não alcança
E vou comprá quatro livro
Prá estudá leiturança
Bem que meu pai me dizia:
Jesus , José e Maria,
São João das Orelha mansa

Ainda não tinha visto
Beleza que nem a sua,
De cipó se faz balaio
A beleza continua
Sete-Estrelo, três Maria
Mãe do mato pai da lua

A beleza continua
De cipó se faz balaio
Padre-Nosso, Ave-Maria,
Me pegue senão eu caio
Tá desgraçado o vivente
Que não reza o mês de maio

Sei quando Jesus nasceu,
Num dia de quinta-feira,
Eu fui uma testemunha
Sentado na cabeceira
São José chegou com um facho
De miolo de aroeira

Um dia o Reis Salamão
Dormiu de noite e de dia,
Convidou Napoleão
Pra cantá pilogamia
Viva a Princesa Isabé
Que já morô em Sumé
No tempo da monarquia

Zé Limeira quando canta
Estremece o Cariri
As estrêla trinca os dente
Leão chupa abacaxi
Com trinta dias depois
Estoura a guerra civí

(Teixeira, 1886 - 1954) foi o cordelista/repentista mais mitológico do Brasil. Era conhecido como "Poeta do Absurdo". Leia a biografia de Zé Limeira e saiba o que ele tinha de tão absurdo.


5 comentários:

  1. zé limeira é o bicho
    manda bala na poesia
    rima com todo capricho
    pra narrar seu dia a dia
    mas talentoso é o teixeira
    que virou o zé limeira
    pra fazer sua biografia

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela proposta de divulgação dessa cultura maravilhosa, a cultura do povo nordestino.

    ResponderExcluir
  3. repente é o pai do rap
    portanto tambem aprecio
    canto filho que é o rap
    para aquele que não viu
    zé teixeira no cordel
    hoje canta la no céu
    o melhor que ja existiu

    ResponderExcluir
  4. sou amante da poesia
    e da arte popular
    se eu fosse um poeta
    e soubesse improvisar
    dos meus discursos fazia
    uma arte popular

    ResponderExcluir
  5. sou amante da poesia
    e da arte popualar
    se eu fosse um poeta
    e soubesse improvisar
    dos meus discursos fazia
    uma arte popular



    é muito bom ver na reide mundial de computadores computadores a cultura popular do nordeste

    ResponderExcluir

Regras:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Para propostas de parcerias ou respostas sobre esse assunto, favor usar o Formulário de Contato.