10 dezembro 2008

O futuro é de vinil


Nem o mais revolucionário poderia prever uma coisa dessa. O vovô
vinil voltou com tudo. Todo jovem, atraente, moderno e é claro, mais caro. O interessante é que os LP´s estão reconquistando os antigos e atraindo os mais jovens.

Quem acha que o
vinil é coisa de sebo, pai ou DJ está ultrapassado. Basta dar uma voltinha pelo shopping, nas raras lojas de CD´s e DVD´s ou em grandes livrarias que você logo encontra o bulachudo. Além de clássicos como Luiz Gonzaga, Chico Buarque ou Beatles, lançamentos de Lennine, Elba Ramalho e Amy Winehouse são facilmente encontrados. Mas isso também tem uma explicação sensata, piratear um vinil seria coisa muita cara e não valeria a pena. Bingo! Seria a salvação da industria fonográfica?

Mas esse
oba-oba se justifica pela qualidade sonora que, inacreditavelmente, é melhor que as do CD. Bem, essa é uma opinião dos que já ouviram o som do novo vinil, ainda não ouvi, mas acredito neles. Só pra ter uma idéia, os tons graves são de 20% a 30% mais graves. Outras coisas que mudaram foram o peso (180 gramas), a cor (mais escura) e o material (melhor qualidade). A quem diga que os saudosistas preferem o vinil pela produção gráfica, apreciar uma capa bem produzida, conferir a letra das musicas e textos da contracapa. Além é claro, de ser palpável e eterno, coisa que os arquivos mp3 não são.


8 comentários:

  1. Realmente, o vinil tinha um certo "brilho" que parece se perde no disco digital.Mas acho que as pessoas esquecem os inconvenientes do disco de vinil, troca de agulhas, riscos, poeira, chiado. O MP3 democratizou o acesso a musica. Hoje posso ter uma coleção que nunca poderia ter sonhado nos velhos tempos do vinil.

    ResponderExcluir
  2. Marcos,
    Essa matéria sua está parecendo túnel do tempo! rsrsr
    Quando q eu poderia imaginar algo assim????
    Na minha rua é freqüente os moradores jogarem vinis nas calçadas, de tão ultrapassado q são; agora a novidade é adquiri-los!
    Bem, vamos até quando essa "moda" vai pegar!...
    Abraços, Mary.

    ResponderExcluir
  3. Mary, tudo bem que tem quem não goste dos vinis, mas daí a jogar na rua já é um pecado. Se tivesse ai recolhia todos pra mim! ehehe.. Abraços

    ResponderExcluir
  4. Marcos, tenho guardado todos os meus vinis.
    Realmente o som não se compara ao CD, o vinil é perfeito.
    Agora estou de volta a nova onda...rsrs
    Bjos
    Luka

    ResponderExcluir
  5. Oi Luka! Também guardo todos aqui. Apesar de ter arquivos mp3 e cds, mas não me desfaço dos bolachudos por nada. Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Pois é Fernando, eu também prefiro os mp3. Mas já fui amante do vinil.

    ResponderExcluir
  7. Aê galera, tanto o vinil quanto o cd são do dia, ja rola aparelho a laser para vinil.
    Abraço Marcos!

    ResponderExcluir
  8. Bem acho isso maravilhoso, adoro eternizar minhas músicas...e será de certa forma menos poluente. Beijos me bom fds

    ResponderExcluir

Regras:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Para propostas de parcerias ou respostas sobre esse assunto, favor usar o Formulário de Contato.