07 maio 2008

Ano cultural José Lins do Rego

A exemplo do ano passado, quando o escolhido foi o escritor Ariano Suassuna, neste ano de 2008 a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) está homenageando outro escritor paraibano. Para isso, já lançou oficialmente o Ano Cultural José Lins do Rego, cuja programação tem o objetivo de promover, nas escolas da rede municipal, um grande debate sobre a obra desse grande escritor paraibano. Tomando como base a vida e a obra de 'Zé Lins', a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), responsável por essa ação, divulgou todo o cronograma de atividades que acontecerá até o dia 14 de novembro, cuja proposta é criar, nas escolas da rede municipal de ensino, um verdadeiro 'universo de engenho'.

A programação conta com seminários, palestras, expedições e prêmios, que pretendem servir como estímulo para a fomentação da utilização da obra do autor paraibano, pelos alunos e professores das unidades de ensino municipais. Três prêmios irão compor as atividades promovidas pela iniciativa: o 'Concurso Aluno Destaque', 'Concurso de Ilustração de Histórias do Menino de Engenho', e o 'Prêmio Interdisciplinar Zé Lins na Escola'. "Estas ações acontecem como forma de valorizar os melhores projetos que serão produzidos durante o Ano, estimulando a participação de todos os alunos, professores e gestores municipais nesta ação", comentou Rosires Andrade, coordenadora do Ano Cultural.

Dentro do Ano 'Zé Lins' ainda haverá o lançamento do intercâmbio cultural 'Pombo Correio', exposição das ilustrações do livro 'Menino do Engenho', produzidas por Cândido Portinari em 1932; apresentação da Orquestra de Câmara de João Pessoa; expedição a Pilar, cidade natal do autor; seminário 'Memória e Cultura em José Lins do Rego' para professores da rede municipal; exibição do filme 'Engenho de Zé Lins', de Vladimir de Carvalho, entre outras atividades.

"Durante todo o ano, o projeto pretende estimular a leitura, formar público para as diversas artes (cinema, literatura e artes visuais); socializar informações culturais, visitações a acervos artísticos, patrimônios arquitetônicos, casas de espetáculos, desencadeando procedimentos educacionais e metodológicos, favorecedores de uma ampliação da visão do alunado sobre a arte e a cultura, tudo isso tendo como inspiração a vida e obra de José Lins", enfatizou Ariane Sá, secretária de Educação e Cultura.

Fonte: SECOM (PMJP)
Caricatura: Baptistão


0 comentários:

Postar um comentário

Regras:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Para propostas de parcerias ou respostas sobre esse assunto, favor usar o Formulário de Contato.