Itaquatiaras são inscrições em rochedos e paredes de cavernas. Em Ingá, a aproximadamente 80 quilômetros de João Pessoa, são famosas as inscrições existentes em um conjunto de pedras que remontam à pré-história.
Veja Imagens
A Pedra do Ingá é atualmente um dos monumentos arqueológicos mais significativos da região nordestina. Trata-se de um conjunto de pedras onde há inscrições, cujas traduções diversas não são suficientes para definir seus autores.
Estudiosos científicos divergem sobre os autores da inscrições, atribuindo-as até mesmo aos fenícios, aos hebreus, aos etruscos, gregos, incas e astecas. Não falta também espaço aos "ufólogos", defendendo a tese de que os autores são extra-terrestres.
Os estudos já feitos sobre a pedra, calcularam que as inscrições foram feitas há mais de 6.000 anos. No bloco de pedra estão esculpidas várias figuras, representando répteis, pássaros, frutas tropicais, figuras humanas, constelações diversas e até a Via Láctea, através de pequenos pontos e desenhos de cinco pontas.
Sobre a "Pedra Lavrada de Ingá" já se afirmou: "o monumento é o mais importante da arqueologia brasileira, de maior valor no seu gênero e, embora a sua origem ainda seja presa de mistério, a sua presença é uma afirmação, é um argumento valorosíssimo anteposto à teoria dos que negaram a possibilidade de uma cultura de nível mais elevado a povos que habitaram terras brasileiras" (José Antero Pereira Júnior)
É um passeio de grande interesse cultural e científico, que deslumbra a todas as pessoas que vão conhecer os mistérios da Pedra do Ingá.
As 7 Maravilhas da Paraíba
Eu sou paraibana!!!
ResponderExcluirEu ja fui ai sim!
É muitissimo legal,mais não tem só essa pedra não,tem outras tambem
Tem um riu bem lindo tbmmm!
Verdade, quem ainda não foi, vale a pena conhecer pela beleza e história. Eu recomendo!
ResponderExcluirQuem quiser aprender mais sobre o povo q escreveu nesta pedra, leia " Baratzil, " de Roger Feraudy
ResponderExcluiré linda demaiiis...
ResponderExcluir