14 dezembro 2007

Um ano de saudade do poeta do som

No dia 14 de dezembro de 2006 falecia em João Pessoa-PB, aos 76 anos, o genial artista brasileiro Severino Dias de Oliveira, que passou à história da música brasileira com o nome de Sivuca.

Sivuca é natural de Itabaiana e foi um dos maiores músicos brasileiros do século XX, de grande repercussão internacional. Além de compositor, era um notável acordeonista (sanfoneiro). Contribuiu significativamente para o enriquecimento da música brasileira, sendo reconhecido em todo o mundo por seu trabalho. Suas composições e trabalhos incluem, dentre outros ritmos, choros, frevos, forrós, baião, música clássica, blues, jazz, entre muitos outros.

Sua iniciação musical se deu na infância, tocando em feiras e festas populares já aos nove anos de idade. Mudou-se para o Recife aos quinze anos de idade, onde adotou seu nome artístico. Seu primeiro LP, em 1950, em parceira com Humberto Teixeira, continha o seu primeiro grande sucesso, "Adeus, Maria Fulô" (que foi regravado numa versão psicodélica pelos Mutantes, nos anos 60).

Em 20 de novembro de 2006 o músico lançou um DVD, totalmente produzido na Paraíba, “Sivuca – O Poeta do Som”, em homenagem aos seus 75 anos, que contou com a participação de 160 músicos convidados. Foram gravadas 13 faixas, além de duas reproduzidas em parceria com a Orquestra Sinfônica da Paraíba.

Faleceu exatamente a um ano depois de dois dias internado para tratamento de um câncer, que já o acometia desde 2004. Sivuca deixou uma filha, Flavia, que atualmente está levantando o acervo do pai, e mais três netos, Lirah, Lívia e Pedro.


0 comentários:

Postar um comentário

Regras:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Para propostas de parcerias ou respostas sobre esse assunto, favor usar o Formulário de Contato.