12 dezembro 2008

Dia do forró


Neste dia 13 de dezembro o 'País do Carnaval' vai comemorar, em grande estilo, o Dia Nacional do Forró.
Esse país de dimensões continentais tão acentuadas e de tantas diversidades culturais, é na música e na dança que o 'jeitinho brasileiro de ser' se manifesta com força marcante, demonstrando ao mundo uma forma de se expressar peculiar do povo brasileiro.

O forró é uma dessas grandes manifestações, onde se dança o baião, o xote, a toada e o xaxado, em praticamente todo o território nacional.
A data é uma homenagem ao dia do nascimento do maior sanfoneiro que o Brasil conheceu, Luiz Gonzaga.

Veja biografia de Luiz Gonzaga

Sobre o Forró
O forró faz parte da história brasileira. É um ritmo envolvente. Inicialmente, típico dos festejos juninos, tornou-se hoje numa dança comum em todo o País independentemente da época. No forró, as pessoas dançam agarradinhas e se deixam envolver pelas emoções que só ele proporciona.


O nome forró segundo o folclorista Câmara Cascudo deriva de forrobodó, expressão que significa divertimento pagodeiro. Tanto o pagode (que hoje designa samba) quanto o forró são festas que foram transformadas em gêneros musicais.

Com as suas raízes no Nordeste, não se sabe ao certo como, onde e quando ele apareceu. Mas, com certeza, ele chegou a São Paulo e aos demais estados do Sudeste e do Sul por intermédio de Luiz Gonzaga, por volta dos anos 40.

Há quem diga que a palavra forró deriva da expressão inglesa for all (para todos), pois estava escrita, em placas e nas portas dos bailes promovidos em Pernambuco, no início do século, durante o período de construção das ferrovias, pelos ingleses.

O forró tradicional é constituído pelo sanfoneiro, pandeirista e o tocador de zabumba e de triângulo junto com os acompanhamentos musicais de sanfona, triângulo e agogô. Antes, preso somente ao Nordeste e aos festejos juninos, falava de devastação, sofrimento e lamentação.

Hoje, o forró moderno é constituído por baterista, guitarrista, baixista e outros equipamentos eletrônicos, trazendo um novo estilo de dança. Eu prefiro o antigo, sem dúvidas!

Sobre o Rei do Baião
Luiz Gonzaga do Nascimento, compositor, cantor e instrumentista, nasceu numa fazenda em Exu, no estado de Pernambuco, no dia 13 de dezembro de 1912, e faleceu em Recife (2/8/1989). Aprendeu a tocar o instrumento com seu pai, o sanfoneiro Januário, que tocava em bailes e nas horas vagas consertava sanfonas.

Discografia de Luiz Gonzaga

Desde pequeno trabalhava na roça e tocava em bailes, forrós e feiras. Já era relativamente conhecido como sanfoneiro, quando, em 1930, fugiu de casa e foi para Fortaleza, onde ingressou no Exército. Com a revolução de 1930, seu batalhão deslocou-se para a Paraíba e outros estados do Nordeste, seguindo depois para Juiz de Fora, Minas Gerais. Ali conheceu Dominguinhos Ambrósio, famoso sanfoneiro mineiro que também estava no Exército e com quem estudou e aprendeu as músicas mais populares no Sul.

Transferido para a cidade mineira de Ouro Fino, apresentou-se como sanfoneiro num clube local. Em 1939, foi para São Paulo comprar uma sanfona nova, seguindo depois para o Rio de Janeiro, onde deu baixa do serviço militar.

Com informações do ministério da cultura


3 comentários:

  1. Indiquei seu blog a um prêmio:
    http://ferramentasblog.blogspot.com/2008/12/indicao-prmio-dardos.html

    Marcos Lemos

    ResponderExcluir
  2. Meu caro, agradeço mesmo sua gentileza! Grande abraço e um Feliz Natal.

    ResponderExcluir
  3. Olá Marcos,
    eu não sabia que hoje era o dia do forró. Tomei conhecimento pela televisão, no jornal local aqui do Rio. Até pensei em fazer um post, mas ninguém melhor que um autêntico paraibano para sfalar sobre o assunto. Parabéns. vou linkar o seu post.
    Abraço
    Jorge

    ResponderExcluir

Regras:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Para propostas de parcerias ou respostas sobre esse assunto, favor usar o Formulário de Contato.