07 dezembro 2007

Centro Histórico é Patrimônio Nacional

Os trabalhos de fundação da cidade foram iniciados em 04/11/1585, embora a data de 05/08/1585 seja aceita oficialmente como a fundação da cidade, em homenagem ao pacto conseguido por João Tavares com o cacique Piragibe, o que possibilitou a colonização da Capitania. Uma capela foi construída no alto de uma colina, no exato local onde hoje está a Basílica de Nossa Sra. das Neves. Também foram construídas casas para residência do almoxarife e várias outras para moradia e alguns armazéns na parte baixa. Também foi erguido um forte, para a defesa da cidade recém edificada. "Os alicerces e os cunhais eram de pedra e cal". O resto era todo de madeira. Foi construído sob a orientação de Cristóvão Lins e, segundo historiadores, ficava nas cercanias da atual praça Álvaro Machado.

Foi assim que surgiu a cidade de Nossa Senhora das Neves, atual João Pessoa, que foi a terceira cidade fundada no Brasil, pois já nasceu cidade, sem passar pelos estágios de povoação e vila, como aconteceu com a grande maioria das cidades do país. Tal privilégio lhe coube por ter sido construída em uma Capitania Real, sob expressa determinação do rei. Fundada às margens do Rio Sanhauá, a cidade nasceu no interior e se expandiu para o litoral.

No centro, que foi o berço da cidade, é onde está situado seu Centro Histórico, atualmente em revitalização. Suas ruas, praças, casarões de vários séculos, igrejas, conventos e outros monumentos históricos são o retrato vivo do seu passado.

A decisão sobre o tombamento do Centro Histórico de João Pessoa, transformando a área em Patrimônio Histórico Nacional, foi definida nesta quinta (06), durante reunião do Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que aconteceu no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro.

O Conselho, que é composto de 18 membros da sociedade civil, com notórios saberes em patrimônio e de áreas afins, e ainda um representante do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), um do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e um do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios Históricos (Icomos), reconheceu por unanimidade, após 8 horas de reunião, o Centro Histórico da capital como Patrimônio Nacional.

A área que passa a ser Patrimônio Histórico Nacional compreende cerca de 37 hectares, aí incluídos boa parte dos bairros do Varadouro e da Cidade Alta, num total de 25 ruas, 06 praças, 502 edificações e o Porto do Capim. Vejamos agora algumas atrações turísticas/ culturais do Centro Histórico:

- Praça João Pessoa: Localizada num antigo Jardim Público, fica no centro da cidade e é também conhecida como "Praça dos Três Poderes", porque ao seu redor estão localizados os prédios da Assembléia Legislativa, o Palácio do Governo e o Palácio da Justiça. Foi construída em 1777, aproveitando a mão de obra dos retirantes de uma grande seca naquele ano.

- Praça Antenor Navarro: Foi construída por João Pessoa e recebeu o atual nome em 1933, em homenagem ao Interventor Federal do Estado, que no ano anterior havia falecido num desastre de aviação.

- Praça Venâncio Neiva/Pavilhão do Chá: Situada ao lado do palácio da Redenção, foi inaugurada em 1917 pelo governador Camilo de Holanda. No centro, está erguido um Pavilhão Central, em estilo oriental.

- Casa da Pólvora: Segundo historiadores, a cidade possuiu pelo menos três Casas de Pólvora. Duas delas foram completamente destruídas pela ação do tempo, restando apenas a que está situada na Ladeira de São Francisco, que foi a primeira rua da cidade.

- Teatro Santa Roza: Localizado na Praça Pedro Américo, no centro da cidade, foi inaugurado em 1889 na administração de Francisco Gama Rosa, presidente da província, com a apresentação do drama "O Jesuíta ou O Ladrão da Honra", de autoria de Henrique Peixoto. Tem capacidade para pouco mais de 400 lugares. Foi o primeiro teatro da cidade e o segundo de Estado (o primeiro foi o Teatro Minerva, da cidade de Areia).

- Antiga Faculdade de Direito: O prédio foi erguido em 1586 pelos padres jesuítas, com a finalidade de servir como casa e colégio desses religiosos que ali lecionavam. Também já abrigou o antigo Liceu Paraibano. Está situado na Praça João Pessoa, no centro da cidade.

- Paço Municipal: Fica no centro da cidade, na Praça Pedro Américo, bem em frente ao Teatro Santa Rosa. Até bem pouco tempo atrás abrigava os Correios e Telégrafos, razão por que é mais conhecido como "Prédio dos Correios". Foi inaugurado em 1927.

- Prédio do Comando Geral da Polícia Militar do Estado: Está localizado entre as praças Pedro Américo e Aristides Lobo, no centro da cidade. Sua construção foi iniciada em 1853, na administração do Sr. Antonio Coelho de Sá Albuquerque e concluído em 1868, no governo de Inocêncio de Assis Carvalho. No começo tinha apenas um andar superior. No governo de João Pessoa foi reformado e acrescido de mais dois pavimentos, passando a contar com a parte térrea e mais três andares.

- Hotel Globo: Está localizado no Largo São Frei Pedro Gonçalves. Foi construído por Henriques Siqueira, popularmente conhecido como "Seu Marinheiro" e começou a funcionar ali em 1929. Hoje está transformado em centro de artes. Foi o primeiro hotel da cidade.

- Paraíba Pálace Hotel: Construído no Centro da cidade, no "Ponto de Cem Réis", foi Idealizado pelo presidente João Pessoa e inaugurado em 1933, quando a capital possuía apenas cerca 30 pequenos hotéis. De linhas arrojadas para a época, já passou por diversas reformas.

- Fábrica de Vinhos Tito Silva: Tito Henrique Silva tinha paixão por vinhos e aprendeu a fazê-los de frutas tropicais com especialistas franceses na cidade de Areia, onde morava. Em 1892 se mudou para a capital e fundou a fábrica de vinhos, cuja matéria prima principal era o caju. O negócio cresceu e na década de 1930 foi construído o prédio para abrigar a fábrica. A empresa funcionou até 1984, quando seu patrimônio foi leiloado para saldar compromissos financeiros. Está situado na Rua da Areia.

- Casarão dos Azulejos: Está localizado na Praça do Carmo, em frente ao Palácio do Bispo, no Centro da cidade. Foi concluído em 1905. Seu proprietário era o Comendador Antonio dos Santos Coelho, rico proprietário, que o construiu e nele morou com sua família até morrer.

- Casarão do Conselheiro: Trata-se de um sobrado colonial, um dos muitos existentes em João Pessoa (talvez até o mais antigo ainda existente). Está localizado à Rua Duque de Caxias, na esquina com a Conselheiro Henriques. Foi construído em 1790 (conforme está escrito acima do seu portão), pelo Brigadeiro Feliciano José Henriques, pai do Conselheiro Henriques.

- Casarão Phelipea: Restaurado recentemente, é uma bonita edificação do inicio do século passado. Possui dois pavimentos e uma área externa. Está destinado a realização de eventos culturais e exposições.

- Associação Comercial do Estado da Paraíba: Prédio de grande beleza arquitetônica, foi inaugurado em 1919. Localizado à rua Maciel Pinheiro, no Varadouro, foi tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual em 1980.

- IIgreja e Mosteiro de São Bento: Instalados na Rua General Osório, no centro da cidade, eles compõem o conjunto Beneditino, construído em estilo barroco.

- Basílica Nossa Sra. das Neves: Conhecida simplesmente como "Catedral", sua construção inicial foi em 1586, durante a fundação da cidade e era apenas uma capela em honra a Nossa Sra. das Neves, padroeira da cidade que surgia. Foi reconstruída várias vezes, até chegar ao estágio atual.

- Centro Cultural São Francisco: É um dos mais importantes complexos de estilo barrocos do país e está localizado no centro da cidade. Sua atual feição data do século XVIII. É formado pela Igreja de São Francisco; o Convento de Santo Antonio; a Capela da Ordem Terceira de São Francisco; o Adro; o Cruzeiro e o Horto. Conta também com uma biblioteca e museu permanente de arte sacra barroca e arte popular.

- Igreja e Convento de São Frei Pedro Gonçalves: Estão situados no Centro Histórico, ao lado do Hotel Globo. A igreja foi construída logo após o período de dominação holandesa (1634-1654). A construção do convento, anexo à igreja, teve inicio em 1917. Foi destinado à residência dos franciscanos e escola apostólica.

- Conjunto Carmelita: Está localizado na Praça Dom Adauto, no centro da cidade, data do final do século XVI e representa um singular exemplar da fase transitória do Barroco e estilo Rococó. É composto por um conjunto arquitetônico formado pelo Palácio do Bispo, pela Igreja de Santa Teresa de Jesus da Ordem Terceira do Carmo e pela Igreja de Nossa Senhora do Carmo:

- Igreja da Misericórdia: Seus arquivos desapareceram durante o período de ocupação holandesa na capital, perdendo-se assim grandes informações sobre sua construção. Mas sabe-se que se trata de um monumento do século XVII, provavelmente teve sua construção iniciada em torno do ano de 1602 por Duarte Gomes da Silveira.

- Palácio da Redenção: É o prédio onde funciona a sede do Governo do Estado. Foi construído em 1586 pelos jesuítas, servindo inicialmente como residência desses religiosos. Já passou por diversas reformas. A partir de 1771 passou a ser a sede da administração da então Capitania.

- Palácio da Justiça: É um belíssimo monumento histórico situado na Praça João Pessoa, ao lado do Palácio da Redenção. Foi inaugurado em 30.03.1919, numa época em que o paraibano Epitácio Pessoa era o presidente do país. Foi destinado inicialmente ao funcionamento da Escola Normal.

- Quartel da polícia Militar: Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico em 1980, está localizado no centro da cidade, bem em frente à Praça Pedro Américo.

Notícia relacionada

Marcos França
contato@culturapopular.com.br
www.culturapopular.com.br



2 comentários:

  1. PRIMEIRO ESSE EMAIL EH MUITO LEGAL E AJUDA MUITA GENTE EM TRABALHO DE COLEGIO !!!!!!
    PARABENS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! BJUMINLIAG ... RSRSRS

    ResponderExcluir
  2. Que email??? DFe qualquer forma se tá ajudando, fico feliz! Abraços e obrigado.

    ResponderExcluir

Regras:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Para propostas de parcerias ou respostas sobre esse assunto, favor usar o Formulário de Contato.