Mais um "produto enlatado" que somos obrigados a consumir e ainda lamber os beiços. Essa comemoração MADE IN USA infelizmente ta virando uma tradição tupiniquim, devido aos cursos de língua inglesa que colaboram para a propagação da festa e recentemente os próprios colégios. Mas sem dúvida nenhuma o principal responsável por essa americanização de nossa cultura são os meios de comunicação, que enfatizam com notícias, filmes ou desenhos animados tais comemorações.
Nada contra o halloween ou com as tradições norte-americanas, o que me deixa preocupado é a crescente predominância da influência estrangeira sobre nossas tradições. Tudo bem, isso é uma conseqüência inevitável da globalização, mas será que é só por isso mesmo? Qual é o dia do folclore? Quem é o Curupira? Quem é Cumade Fulôzina? E o Saci, a Mula- sem-Cabeça e tantos outros personagens das verdadeiras tradições, mitos e lendas brasileiras, onde ficam nessa história? Quem não iria gostar nada disso era Monteiro Lobato.
Mas para nossa imensa satisfação e salvação, foi criado o dia do Saci. Propositadamente no dia 31 de Outubro. A idéia partiu do grupo Sociedade dos Observadores de Saci (Sosaci). O projeto de Lei já aprovado pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados é de autoria dos Deputados Aldo Rebelo e Ângela Guadagnin.
OBS: A bruxinha ai da foto é minha neta, a Jade!
Tenho visto que o folclore brasileiro tem sido, a cada dia, menos valorizado nas escolas. Esse tipo de coisa é que faz com que fiquemos sem identidade, ou pior, com a identidade alheia!
ResponderExcluirParabéns em primeiro lugar pela bela Neta-bruxinha e por relembrar nossas lendas brasileiras.
ResponderExcluirUm abraço,
Dalinha
Olá Marcos,
ResponderExcluirParabéns pela sua linda bruxinha-neta.
E parabéns por relembrar nosso folclore brasileiro.
Um abraço,
Dalinha
Obrigado Dalinha, ela é o xodó aqui da casa.
ResponderExcluirViva nosso Saci!